Home Conheça mais
Terceirização de Serviços
A Terceirização de Serviços já é uma realidade nas grandes e pequenas empresas do Brasil. O sistema estabelece uma relação de parceria entre empresas ou entre uma empresa e profissionais, permitindo que cada um se concentre na sua atividade principal. O resultado é um produto ou serviço de qualidade, por isso, a terceirização de serviços é uma tendência que não tem retorno e começa a proliferar em empresas de vários segmentos.
Ela atende a uma tendência comportamental dos profissionais que vendem o seu talento e a sua experiência sem ter ligação orgânica com a empresa, além de atender às necessidades de rapidez e de flexibilidade das empresas. Quando o empresário precisa desenvolver um produto específico para lançar no mercado ele aciona os terceiros, o que lhe dá mais agilidade.
O que é Terceirização
Terceirização é a transferência de atividades-meio (não essenciais) da empresa para os profissionais contratados para a execução das mesmas. É a garantia para que a empresa concentre suas energias nas atividades-fim. A atividade não essencial na empresa mãe passa a ser a atividade principal na terceirizada. Na terceirização os parceiros têm interdependência empresarial estabelecendo-se uma relação de confiança.
A legislação não permite a terceirização da atividade-fim. A sub-contratação desta, gera, necessariamente, vínculo empregatício. Exemplo: a atividade-fim de uma padaria é a de fazer pão, mas para funcionar, a padaria, precisa ter vários outrosserviços, como o de limpeza, que assim como serviço de portaria é uma atividade-meio. Podendo, então ser terceirizada.
Porque Terceirizar
A Terceirização permite à empresa maior competitividade no mercado interno e externo, além de outros benefícios como:
Permitir que os executivos concentrem os seus esforços e talento na atividade principal, aprimorando as atividades-fim. O empresário obtém maior qualidade e ganha em competitividade;
Facilitar o desenvolvimento tecnológico. A empresa passa a contar com parceiros que são especialistas no que fazem;
Incrementar a qualidade e a produtividade de seus produtos e processos;
Obter uma composição mais adequada da produção, menos sensível à oscilação de mercado.